Grunge Tumblr Themes
Rock and Rage

Televisão, internet, rádio (mesmo que em menor intensidade), revistas, a mídia em geral sempre teve uma grande influência sobre a população em geral. É ela quem “dita” como os cidadãos se comportam, como veem o mundo, o decorrer dos fatos, o mundo das “pessoas importante”, entre outros.

Mas de uns tempos pra cá, a mídia passou a exagerar no modo em como chamar a atenção do interlocutor, e abusa da falta de ética, dp desrespeito não só com quem assiste, mas também com quem participa da própria mídia.

Vemos todos os dias programas sensacionalistas, que cobrem acidentes, assaltos, entre outros acontecimentos do tipo, que tratam como se fossem fatos comuns, onde, se uma pessoa se acidentar e ficar presa entre as ferragens agonizando, não é nada duvidável de que o repórter irá entrevistá-lo ali mesmo, simplesmente para que sua emissora fique “na frente”. Onde está o respeito ?

Também há casos onde algum familiar está em estado de choque, por ter perdido um ente querido, onde o melhor a se fazer é apoiar a pessoa, deixá-la em paz, apenas o apoio moral basta, mas não ! O repórter insiste em perguntar mais e mais sobre a vítima do acontecimento, a causa de sua morte, como era a vida da pessoa antes do fato, e pior !!! Se a família está triste !!!

Outro fator que mostra o total descaso da mídia em respeitar quem participa dela, são a falta de privacidade da mídia para com artistas e famosos. Aparenta-se que nos dias de hoje, ninguém que tem um certo nível de fama pode ter uma opinião diferente das demias, e as vezes nem diferente é, que já vira motivo de mil e uma entrevistas, matérias na TV, destaque em revistas…

Atualmente temos o caso da cantora Sandy, que revelou sua opinião e experiência a respeito de seu comportamento sexual. Está certo o fato de que Sandy sempre se mostrou uma pessoa comportada, mas ela cresceu, ela é adulta, e pode fazer o que bem entende da vida. Fazer um comercial de cerveja não fará com que ela mude, e toda vez que comenta qualquer coisa relacionada a sexo, tudo vira uma polêmica sem tamanho. Pra que ?! Ela é uma mulher casada, maior de idade e independente, e tem todo o direito de fazer o que bem entende da vida.

Isso demonstra um total desespero da mídia por mais e mais atenção, usando do desrespeito e do sensacionalismo para chegar ao seu sórdido “objetivo”.

O que não faz sentido é: pra que fazer isso ?! A mídia já não influencia demais a população ? Já não dita todas as regras, de vestuário, culinária, entre outros fatores do cotidiano de todos ? Então pra que fazer o ridículo, e querer expor a vida de todos de um modo extremo ?



 Também há o caso de falta de ética com o interlocutor. Casos onde a mídia leva ao máximo a falta de respeito com quem acompanha qualquer tipo de atração na TV, ou até mesmo nas revistas. Cenas fortes, imagens de pessoas acidentadas, sexo em horários em que crianças estão acordadas, falsas histórias sobre criminosos, que aterrorizam a população, entre outras matérias, que demonstram que a mídia não se importa com nada além dela mesma, do dinheiro, de querer estar na frente, sem perceber que é ela que depende do interlocutor, e mesmo assim não tem um pingo de respeito.